vezenquando

Wednesday, March 18, 2009

Trilha sonora para fins de tarde com sol

Ou "Mais um capítulo das Historinhas"

Para mim, você vai ser sempre assim: um fim de tarde com sol. Atrás da igreja na colina as luzes se apagam num céu amarelo-vermelho-azul sobre o rio calmo, impetuoso, torrente. Na ponte, passos rápidos, uns acordes de sorriso, caminhando, caminhando. E é tão bom, aquele silêncio falante por trás da franja que se esparrama com o vento. Tão tranquilo, flores desabrochadas em cor-de-rosa, calor de aconchego. Para mim, você vai ser sempre tudo isso, como uma música escolhida entre muitas guardadas em um cd com o título escrito à mão. Aquela que vem de surpresa no meio de canções rápidas, gravadas com pressa – mas nem tanto, porque veio com a intenção declarada de seduzir. E as estrofes gritam de contentamento no quarto, nas aulas de francês bem cedinho, na tarde preguiçosa, no caminho para a casa. World can be a very big place, so be yourself, don’t get out of place, quando eu estava sozinha em outro mundo, lembrando como é bom ser feliz.

Sempre assim, paciência ao atender o telefone em uma noite clara quando do outro lado pulam dúvidas, indecisões, perguntas sem respostas. Uma negação veemente e sorridente se a companhia para jantar afirmar absurdos pueris, jogar agressões gratuitas por cima dos pratos. Tranquilidade ao esperar no carro com uma graça, abrir a porta e amparar o desconforto com música. Uma presença inesperada e companheira nas noites de alucinação, then you smiled, he got wild, copos e risadas altas, seguida por longos hiatos que não fazem mal, nem assustam com o ritmo. Alguém que guarda correntinhas quebradas em envelopes, conta longas histórias, cultiva manjericão, separa as roupas por cor e tem 15 ex-mulheres cobrindo o medo de ficar sozinho.

Para mim, já está decidido, você vai ser sempre mais bonito à luz do dia que no escuro da noite, melhor quando desvia os olhos constrangido por um elogio do que quando banca o devorador entre luzes piscantes. Uma pessoa que tem gatos dormindo em cima da lava-roupa, copos de vidro marrom para o café, relógios desligados, panos coloridos pelas paredes, jardim com grama e vizinhos que escutam Marisa Monte no domingo. Para mim, você é Pinheiros e não Consolação, Kinks em vez de Bloc Party, discos de vinil no lugar de iPod, almoço e não jantar. Noites infinitas seguidas de fins de tarde com sol, promessas de amor não cumpridas, a place that you finally discovered that you love it here e que desaparece em ausências no minuto seguinte.