vezenquando

Saturday, April 21, 2007

Uma volta pelo mundo virtual

Vida social de jornalista é o msn. Comigo, é o orkut, e-mail, msn e o telefone (menos). Funciono muito bem por todos eles. Mas agora comecei a perceber que as pessoas estão virando umas "coisas". Assim... imateriais.

Tem umas que são a foto do orkut: aparecem de vez em quando e esqueci a cara do sujeito por trás do desenho. Ou da foto. Não sei como é que aquela imagem sentada no sofá se move, ri, olha.

Tem também as que viraram uma voz no telefone. Conheço a voz, mas às vezes não sei bem o que responder... não consigo juntar os pedaços do rosto à voz. Não sei prever a reação às minhas ironias.

E existem ainda os nome no e-mail xx@xxx. Eu sei que existem porque às vezes mandam spams bobos e nem lembro onde as conheci. Outras, eu conheci bem, e o nome todo, com sobrenome, antes da @, me dá uma alegria mansa. Mas, do sorriso, do jeito, não me recordo. Virou um substantivo próprio que me traz lembranças boas.

Já as fotos do msn que não encontro na vida real às vezes me assustam quando viram uma barra laranja piscante. Quase sempre estão online, e aí eu sei que existem, mas a pessoa atrás do "fulano diz:" me foge em poucas frases soltas. Sei que há os que demoram para responder, os que não dizem tchau, os que nunca falam comigo, os que não conseguem escrever meia frase sem apertar o enter e outras que mandam longos textos e não esperam respostas. E só.

Tem também os que viraram fotos. Mas essas, pelo menos, eu saberia que seria assim. Porque as fotos estão lá no álbum, para guardar.

E o melhor é que, vez ou outra, é possível simplesmente apagar um scrap do orkut, um e-mail na caixa de entrada, bloquear e excluir alguém do msn ou apagar o número da agenda do celular. A pessoa some. Tipo brilho eterno de uma mente sem lembranças que, aliás, eu adoro.

13 Comments:

At 7:23 PM, Anonymous Anonymous said...

bela analogia final do convívio virtual com o filme Brilho Eterno, que é soberbo. Os jornalistas se tornaram reféns dos avanços tecnológicos e todas as pautas caem quando alguém grita "estamos sem internet". Triste cenário.

 
At 2:47 AM, Blogger Unknown said...

é. Terminar ligando Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças foi mesmo deixar o melhor pro fim... fechando com propriedade. Particularmente, sou meio anti este mundo paralelo. Vez ou outra eu me estresso e não uso as portas... mas depois me rendo e renovo as frases e fotos de profiles...

 
At 8:00 AM, Anonymous Anonymous said...

eu, do lado de cá, faço exercícios pra lembrar de você dançandinho madonna com uma garrafinha de cerveja na mão, beibe.
i miss you no mundo real. com macarrão e molho de tomate.
você continua preferindo a cadeira roxa?

 
At 7:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Fala aí, santa, qual gênero msn sou eu?!? Hein...HEIN?!? Conta, conta, conta...
(desculpa postar um comentário tosco entre tantos filosóficos, mas a curiosidade tava me matando...) :D
Beijão!

 
At 12:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Putz. Quando a barra laranja pisca, você lê o nome e não lembra quem é aquela pessoa. Isso é sinal dos tempos. Mas, é verdade, tem as vantagens.

 
At 7:21 PM, Blogger Patrícia said...

é que tem gente que anda deprê... bjs

 
At 11:57 PM, Blogger Unknown said...

que texto gracinha!!!

 
At 3:47 AM, Blogger João Castelo Branco said...

É melhor que nada.

Quando disse solidão era um pouco isso.


bj

 
At 6:57 PM, Blogger Unknown said...

Droga...
Eu sou 'aparece-do-nada-no-Orkut-ou-no-blog'.
Ou seria um 'aparece-vezenquando-no-Orkut-ou-no-vezenquando'?
O que dá na mesma...
Saudade dos Stones.
Beijo,
Xandão

 
At 5:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Não sei como deixei você passar em branco na minha vida. Nâo vai se lembrar de mim.
Mas linda e sensível e inteligente e....

Bom, espero um dia te reencontrar. Te olhar nos olhos num ambiente piscante, cheio de música , energia e meia-luz... sua pele rosa... seus dentes grandões... lindos.
Há metafísica o suficiente numa paixão idealizada para preencher qualquer cabeça cética ou materialista e fazer sonhar qualquer insone com yo!!!

beijão

 
At 12:38 AM, Blogger Rita Loiola said...

Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa?

 
At 5:29 AM, Blogger Bernardo said...

This comment has been removed by the author.

 
At 5:31 AM, Anonymous Anonymous said...

Sim...

lembrei por causa do verso da metafísica na cozinha da Tabacaria.

Sacou!!

beijo

 

Post a Comment

<< Home