vezenquando

Friday, January 29, 2010

Sobre comidas e iluminações

Então esses dias eu estava conversando e percebi que nunca escrevi sobre as experiências mais incríveis que tive com comida. Comida mesmo, prato de macarrão que derrete na boca e faz você fechar os olhos e crer em Deus, na Iluminação, na Perfeição Humana, no Nirvana e tal. Dessa vez não vou perder outra oportunidade, principalmente no meio dessa semana esquisita, chuvosa, suarenta e... difícil.

Na verdade dessa vez não foi tanto a comida. Mas a tarde inteira. Todos os ingredientes ali ao redor da mesa. Inclusive o acaso: de repente era quinta-feira à tarde e eu estava numa mesa, comendo um purê elástico, aprendendo sobre a vida, o ser humano, o trabalho nosso de cada dia e as coisas por trás deles. Por um momento, o purê tem gosto de queijo quase França, batata quase casa e cada colherada mergulha em interrogações e vírgulas calmas e confortáveis. Aos pouquinhos, as paredes coloridas vão ganhando rosto, e entre um gole e outro da água aparece uma conversa boa, com gosto de estar no lugar certo, na hora certa. Guiados por uma presença forte e impetuosa, a gente para e pensa sobre a vida, nossas escolhas, a floresta, o futuro, o atum e o palmito que podem destruir um ecossitema e as pessoas ao redor dele. E eu gosto tanto, tanto de pensar sobre as filosofias dos palmitos... Pois é.

Então, com a tarde quase terminando, um carro me guia por ruas estranhas, conversas em italiano, flores de maçã, fotos, batatas fritas e uma vontade imensa de aprender aprender, viver viver. Entre cadeiras amarelas, spots de luz, cigarros e algum cansaço todo mundo se acaba nos baldes de frango à passarinho, coca-cola, paçoquinha e piadas com cozinheiros. E é tão bom voltar para casa e perceber que, em algum momento, as pessoas derrubam as barreiras, falam mais do que devem, contam histórias censuradas e se sentem bem porque, afinal, somos todos pessoas tentando acertar.

E aí eu abro a porta desse apartamento pequenininho e me sinto tão saciada, de comidas e felicidades, que eu penso que, pelo menos dessa vez, a vida está perfeitamente completa.

Wednesday, January 13, 2010

Cópia cópia cópia

Sempre são pequenas as coisas que fazem o dia valer a pena:

All You Need is Love Baby

Do blog dessa francesa que, apesar de ser francesa, eu já virei fã.